Saiba Como Combinar as Cores e Aprenda a Valorizar Seu Look:

A cor é o elemento e o ingrediente que causa maior impressão no seu visual, além de ser o primeiro a ser notado. Ela exerce um papel crítico na formação da imagem pessoal e também profissional, afetando a percepção que os outros têm de você, podendo valorizar ou sabotar sua aparência.

 

Aprender a combinar as cores, é uma forma simples e descomplicada, de fazer o uso de roupas e acessórios, que podem complementar o look.

 

Combinar as cores no seu look não é tão simples assim, ainda se for para compor cores secundárias e terciárias, tem que usar a criatividade. Mas se você utilizar uma tabela como estas, de como combinar as cores ficará mais divertido e fácil montar aquelas peças do seu armário que só combinam com o pretinho básico e o branco!!

Para detalhar melhor essa explicação, falaremos sobre o círculo de cores, conhecido como Círculo Cromático:

 

Este gráfico, foi criado com a exclusividade de auxiliar, o uso correto de como combinar as cores, para variados segmentos como moda, decoração e pintura.

 

Através de suas possibilidades em cores, podemos descobrir uma grande quantidade de combinações que podem nos ajudar a compor aquele super look, com cara de quem contratou um super stylist para dar um up na produção.

 

Gráfico nº 1: Combinações de Contraste ou Complementares:

 

Cores complementares (conhecidas também como suplementares), são as cores que estão em lados opostos umas das outras no círculo cromático.

 

Essa combinação funciona muito bem quando você quer combinar as cores, destacando uma peça que está usando.

 

Ex: Um casaco verde você pode contrastar com um vestido vermelho, uma blusa amarela fica perfeita com uma saia lilás.

 

Entendam que uma cor não sobressai à outra, ela complementa, não apaga, ficam mais evidentes. E por ai vai!!!

Gráfico nº 2: A Tríade – Combinação de três cores:

Esta é uma combinação de três cores que estão equidistantes uma das outras dentro do círculo, produzindo um efeito de alto contraste, porém sem perder a harmonia. Combinar as cores neste tipo de composição, cria uma sensação “vibrante” mesmo quando utilizado cores claras. Ex: Amarelo-ciano (azul Tifany) – lilás, verde-laranja-lilás, vermelho-amarelo-azul.

Gráfico nº 3: Combinações Análogas:

Utilizando esse diagrama você pode combinar de 2 até 5 cores (porém o ideal é utilizar de 2 até 3), que são adjacentes umas às outras. Combinar as cores, com até 3 tonalidades próximas deixa o look mais harmonioso e você complementa as cores de forma que, uma fique consecutiva à outra. Ex: vermelho-lilás-roxo, azul escuro-azul-ciano (azul Tifany), verde- verde claro -amarelo, amarelo-laranja-vermelho.

Gráfico nº 4: Combinação em fenda:

Está é uma variação da combinação de cores complementares. Neste caso, você escolhe uma cor primária (azul, amarelo, vermelho) e duas cores complementares (tons que se encontram transversalmente opostos a cor primária).

 

O efeito criado tem mais contraste, porém é um pouco menos intenso. Combinar as cores aqui, requer um pouco mais de habilidade e atenção… EX: Lilás-amarelo-verde, vermelho-verde-ciano (azul Tifany) laranja-azul escuro-ciano, roxo-amarelo alaranjado-verde claro, azul-amarelo alaranjado-vermelho alaranjado.

Gráfico nº 5: Combinação de quatro cores:

Para combinar as cores aqui basta utilizar uma cor primária e duas cores complementares, além de uma cor adicional que acentua as demais. Ex: Vermelho alaranjado-amarelo alaranjado-azul escuro-ciano (azul Tifany) fucsia-verde claro-azul escuro-amarelo alaranjado.

Gráfico nº 6: O Quadrado:

Utilizando uma combinação de 4 cores equidistantes uma das outras, neste caso os tons diferem um dos outros, mas também são complementares. Isso cria um efeito dinâmico e divertido.

 

Ex: roxo-amarelo-vermelho alaranjado-ciano, vermelho-verde-azul escuro-amarelo alaranjado, laranja-azul-lilás-verde claro.

Combinações de Cores Individuais:

 

  • Branco: Combina com tudo, principalmente com azul, vermelho e preto;
  • Bege: Combina com azul, marrom, esmeralda, preto, vermelho e branco;
  • Cinza: Combina com fúcsia, vermelho, violeta, rosa e azul;
  • Rosa: Combina com marrom, branco, verde menta, oliva, cinza, turquesa, azul claro;
  • Fúcsia (rosa escuro): Combina com cinza, amarelo amarronzado, lima, verde menta e marrom;
  • Vermelho: Combina com amarelo, branco, fulvo, verde, azul e preto;
  • Marrom: Combina com creme, rosa, verde, bege e ciano brilhante;
  • Laranja: Combina como ciano, azul, lilás, violeta, branco e preto;
  • Amarelo: Combina com azul, lilás, ciano claro, violeta, cinza e preto;
  • Verde: Combina com marrom dourado, laranja, verde salada, amarelo, marrom, cinza, creme, preto e branco creme;
  • Ciano: Combina com vermelho, cinza, marrom, laranja, rosa, branco e amarelo;
  • Lilás: Combina com laranja, rosa, violeta escuro, amarelo e branco;
  • Preto é a cor universal: Combina com todas as outras cores, especialmente com laranja, rosa, verde salada, branco, vermelho ou amarelo.

 

Meus amados leitores, estava muito ansiosa para fazer essa postagem, pois eu me identifiquei muito com as milhares de dúvidas que temos em relação a combinação de cores, é muito legal poder trazer isso pra vocês, para que conheçam um pouco das misturas que temos pra fazer em nossos closets, espero que de alguma forma tenha ajudado em montar peças para os mais variados looks que irão criar!! Bjus Fer.

4 votes, average: 5,00 out of 54 votes, average: 5,00 out of 54 votes, average: 5,00 out of 54 votes, average: 5,00 out of 54 votes, average: 5,00 out of 5

Loading…

Deixe uma resposta

Fechar Menu
error: Content is protected !!