Tecido Ecológico: Como Surgiu o Uso do Couro:

O primeiro traje usado pela humanidade era feito em couro curtido e é datado de cerca de três mil anos A.C. não existia tecido ecológico.

 

De lá pra cá a matéria prima é reconhecida como produto de alto padrão de qualidade e por isso conquistou espaço na moda e na decoração. Porém em seu processo de beneficiamento observou-se que então, são utilizados metais pesados, principalmente o cromo, substância nociva ao meio ambiente.

 

Foi para aliar produção e sustentabilidade que surgiu o termo couro ecológico, um produto feito da pele de animais, especialmente bovinos, mas também de materiais alternativos, como os de peixes (pescada, dourado e tilápias) e rãs.

 

A grande diferença deste tipo de produto para o convencional está no processo de curtimento: em sua fabricação são utilizadas substâncias alternativas, como os taninos (Substância encontrável em vários organismos vegetais casca do carvalho, do castanheiro, noz-de-galha etc.), que torna as peles imputrescíveis, sendo, por isso, usada em curtume, seguindo as normas de respeito à natureza.

 

Desse modo, o termo couro ecológico, resultou em um couro animal cujo curtimento é isento de aditivos poluentes ao meio ambiente e nocivos ao ser humano. O bovino é o mais utilizado, devido a ser o mais abundante do mercado e o preço mais baixo. O segundo mais utilizado é o caprino, devido também à facilidade de obtenção, que torna os preços competitivos, e principalmente pela sua qualidade, que é maior do que a do boi.

 

Entretanto, também tem crescido a procura pelos couros suíno, ovino e de outras espécies de animais como o jacaré e cobra, e os mais recentes como rã e peixe.

 

Quando abordamos este tema, é importante ressaltar que as expressões couros sintético, vegetal e ecológico, muito usadas no país, estão em desacordo com a legislação brasileira. No Brasil existe a lei 4.888, de 09 Dezembro de 1965, que proíbe o uso da palavra em produtos industrializados, determinando que apenas produtos feitos em pele animal, podem receber a denominação “couro”.

 

O tecido ecológico possui uma aparência e, às vezes, textura semelhantes ao couro, passando a ligar a palavra a processos de produção mais sustentáveis. Porém, pela legislação, se o produto não é legítimo, ou seja, feito de pele animal, não pode receber esse nome.

Sobre Este Tipo de Tecido:

Já faz algum tempo que roupas de tecido ecológico entraram para o nosso closet.

 

Peças mais estruturadas, e materiais mais diferenciados, vem ganhando espaço nas nossas escolhas em ter looks que trazem um acabamento mais moderno e estilo único.

 

Tecido ecológico é a denominação para algumas peças que são idênticas ao couro.

 

Fabricado a partir da tecnologia social dos encauchados (técnica de impermeabilização de tecido com uso de látex extraído da Amazônia, prática que tem origem indígena), é considerado uma alternativa ao couro animal e vem fazendo a cabeça dos estilistas no mundo todo.

 

Isso porque, com o aumento da preocupação ambiental, as pessoas se mobilizaram e procuraram alternativas sustentáveis para o seu dia a dia, a fim de não degradar o meio ambiente.

 

O Piñatex é um exemplo disso, foi desenvolvido pela designer Carmen Hijosa e já está sendo produzido nas Filipinas.

 

Moda e sustentabilidade foram unidas na criação desse tecido que imita o tecido ecológico usando folhas do abacaxi. O ganho é que a vida de muitos animais é poupada, além de as fibras de celulose extraídas da folha do abacaxi serem reaproveitadas, já que cerca de 40.000 toneladas de resíduo de abacaxi são desperdiçadas anualmente em todo o mundo.

 

Na fabricação de Piñatex, são utilizadas fibras das folhas de abacaxi que são separadas e feltradas em um pano, para ficarem parecidas com os tecidos ecológicos, podendo ser usado em roupas, calçados e móveis.

 

Como o Piñatex é leve, o tecido pode ser costurado e ter impressos em sua superfície. Embora o tecido não seja totalmente biodegradável, pois leva uma camada protetora para garantir durabilidade, alternativas sustentáveis são sempre bem-vindas.

Como Conhecer Seu Estilo Para Montar Uma Combinação:

 

Ele aparece entre as melhores escolhas, se tratando de peças que combinam com tudo. Deixando um estilo mais único, o tecido ecológico é de excelente caimento podendo ser encontrado em várias cores e modelos, entre eles, vestidos, casacos, jaquetas, blusas, saias e calças, são peças chave pra destacar o look. Para formar uma combinação atual e trend, basta seguir algumas dicas para não errar na hora da escolha:

 

  • Identifique se o seu tom de pele combina com algumas cores propostas pelo tecido ecológico;

 

  • Sempre que comprar, veja se é realmente do seu tamanho, nada de comprar números menores, tecidos que imitam o couro não ficam legais se forem muito justos;

 

  • Prefira peças de tom escuro, como o preto ou marrom, se você tem dúvidas para combinar cores;

 

  • Pode ser usado em todas as estações do ano;

 

  • Se for convidada para um evento mais formal, procure modelagens mais minimalistas, o tecido ecológico por si, já tem um pouco de brilho, deixe os recortes e as cores mais extravagantes para outros lugares;

 

  • Nunca compre por estar na moda, se não for seu estilo esqueça;

Como Combinar Peças com o Tecido Ecológico:

Os tecidos ecológicos como qualquer outra peça, não exige que você tenha muitos conhecimentos de moda, é fácil combinar com qualquer outra peça do seu closet.

 

Como é um material com visual marcante, o ideal é que seja misturado com outras peças mais básicas, como camisas, camisetas, moletons, blusas de tecidos leves, sempre dosando entre o muito e o pouco. Gosto quando há uma mistura de peças, entre o chic e o simples, o que mais observo na moda de rua, é bem isso, o uso frequente de peças super estruturadas com uma simples t-shirt, acessórios marcantes também são bem vindos.

 

Vamos completar todo esse nosso texto com algumas ideias para usar nas suas próximas combinações:

 

Saias com tecido ecológico, de tamanhos mini, médio, e lady like, ficam perfeitas com camisas, camisetas, e blusas com tecidos leves;

 

Calças altas, pantacurt, flare, skini, são completadas com moletons e jaquetas, a combinação fica mais trend e atual e com super acessórios e botas, gosto de botas nesse complemento de look.

 

Vestidos, blusas e casacos de tecido ecológico, seus complementos são: Vestidos perfeitamente usáveis com meia calça, grossas tipo fio 40, podendo ser usadas com sapatos modelos scarpin, boneca e botas cano curto, essa última para eventos mais informais. As meias mais finas podem ser combinadas com sandálias, desde que não seja as que tenham uma ponteira mais escura nos dedos. E se você gosta de um estilo mais clean, arrase com blusas e casacos de tecidos ecológicos e some a uma calças jeans, de vários modelos e padronagens, complete com super acessórios e uma linda bolsa.

Recentemente fui convidada por uma pessoa muito querida, um cabeleireiro, super profissional, Nelson Caonetto, proprietário do Itália Cabeleireiros, que juntamente com a empresária Eva Vilma Bartolomei, proprietária da Noroeste Home, uma loja super requintada e de excelente bom gosto em movéis e decorações, proporcionaram uma tarde agradável e regada a um coffee break delicioso.

 

Nós mulheres, clientes e amigas dos anfitriões, fomos recepcionadas pela equipe toda da loja e pelos profissionais do Itália Cabeleireiros, com muito carinho, e ainda algumas de nós podemos ficar ainda mais produzidas, com um espaço montado pelo cabeleireiro. Parabéns a todos as pessoas que estiveram envolvidas com esse trabalho.

 

Eu usei camisa com recortes DressTo, e calça de tecido ecológico da Ilicito para Boutique Pimenta Doce, acessórios Maria Dolores, sandálias Cecconelo por Annalu Calçados e bolsa Ellus by Glévis Unique.

Quando busco trazer ideias de produções para looks, procuro informar algumas dúvidas de modelos que algumas leitoras tenham, em cada post vou procurar trazer um tipo de tendência, cores e outros complementos, existem inúmeras combinações, cada pessoa se identifica com algo. Se há muita dúvida sobre tudo que é relacionado com a moda, saiba que a cada momento são lançadas tendências e novos estilos para serem usados.

 

Procure usar sempre o que tenha a ver com você, ame e respeite seu corpo. Nós somos únicas e perfeitas, um super beijo para minhas amadas leitoras.

 

3 votes, average: 5,00 out of 53 votes, average: 5,00 out of 53 votes, average: 5,00 out of 53 votes, average: 5,00 out of 53 votes, average: 5,00 out of 5

Loading…

 

 

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
error: Content is protected !!